PUXIRÃO – PROGRAMA DE APOIO AO FANDANGO CAIÇARA

Tudo começou com a música. O som de umas violas ecoando noite afora. Os dedos deslizando nas cordas da rabeca feita à mão. O ritmo marcado nas batidas d’uma caixa de folia. E o povo se ajuntando pra dançar e ouvir a cantoria...

O programa PUXIRÃO busca apoiar, fortalecer, disseminar e registrar as manifestações tradicionais relacionadas ao Fandango Caiçara, garantindo assim, a valorização e a transmissão desse patrimônio cultural imaterial brasileiro em todos os municípios que compõem o chamado Território do Fandango Caiçara.

Nossas estratégias de ação valorizam as reais necessidades das Mestras e dos Mestres do Fandango Caiçara diagnosticadas direta e presencialmente através da convivência cotidiana e da nossa inserção no ritmo das comunidades caiçaras. Assim, a principal especificidade do programa reside basicamente no forte vínculo cooperativo que estabelecemos com diferentes atores sociais e também no apoio efetivo que eles dão a nossas ações.

teste

A ideia inicial nasceu no ano de 2009 com a criação e implementação do projeto piloto Puxirão – Apoio ao Fandango Caiçara no Município de Cananeia, o qual foi apoiado e financiado, entre os anos de 2010 e 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do edital Apoio e fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial.

Naquele momento, em meio a um processo de (auto) (de) formação, botamos os pés na estrada para pesquisar e registrar, sob diferentes olhares, o fandango caiçara na cidade de Cananeia. O grande desafio: produzir um disco com canções caiçaras gravadas ao vivo; um curta metragem de ficção e aventura nas terras caiçaras; um livro de histórias em quadrinhos com histórias reais e fictícias da cultura caiçara; e um portal web que abriga todos passos e resultados dessa experiência libertária e serve de guia digital sobre o fandango caiçara na cidade de Cananeia.

Paralelamente, promovemos encontros presenciais com Mestres Caiçaras visando a transmissão e a formação de jovens aprendizes no aprendizado dos toques de instrumentos tradicionais (rabeca, viola, adufo, entre outros) e das danças do fandango caiçara (valsados e batidos). Essa ação previu ainda, o repasse de 120 (cento e vinte) bolsas auxílio para mestres e aprendizes que participaram do projeto, fortalecendo assim, a continuidade e a ampliação das ações Griô e Escola Viva as quais foram realizadas com o apoio do extinto Ministério da Cultura (MinC).

Como última ação prevista apoiamos diretamente a realização de iniciativas relacionadas ao fandango caiçara existentes no município, em especial as Domingueiras de Fandango, bailes gratuitos e abertos ao público, e os Puxirões, mutirões de trabalho finalizados com festas populares que voltaram a ser realizados na Comunidade Caiçara do Ariri.

teste

teste

Assista o documentário “Mutirão de Varação da Canoa do Mestre Zé Pereira

teste

Desde então, seguimos colaborando com as estratégias desenhadas participativamente pelo Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara, sendo que a principal relacionam-se com ações pontuais específicas de mobilização, articulação e integração entre pesquisadores, fandangueiros, aprendizes e gestores públicos do patrimônio cultural que acontecem nos eventos que compõem o Circuito do Fandango Caiçara.

Acreditamos que o principal impacto gerado é o fortalecimento da identidade caiçara e a disseminação do respeito e da valorização da sua diversidade e pluralidade cultural como base para a construção de uma consciência cidadã voltada para o uso sustentável da Mata Atlântica.

teste

Ao longo dos anos, enfrentamos diversos obstáculos durante a caminhada é fato, mas essas andanças revelaram e renderam valiosos momentos de camaradagem e de aprendizado coletivo. Com o tempo, desfragmentaram-se preconceitos frente às novas descobertas. Assim, passo a passo, e no tempo certo, conquistamos liberdades.

teste

teste

Enfim, nos resta “dar um salve” a cultura caiçara que se misturou ao universo digital para compor um registro criativo desse rico e reconhecido patrimônio cultural brasileiro.

É com imensa alegria deixamos a vocês os frutos dessa aventura digital pelas terras e águas do lagamar.

teste

Saiba mais em: https://fandangoemcananeia.art.br

Tags

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up