Programas

Arandu

PROGRAMA DE APOIO E FORTALECIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL

Turismo consciente e responsável

Na língua Guarani a palavra “Arandu” pode significar “sabedoria”, “vivenciar”, “conhecer”, “ouvir o tempo” e “viver em harmonia com a natureza”.

Baseados na sabedoria ancestral Guarani, criamos o programa Arandu visando a fortalecer as práticas relacionadas ao turismo sustentável em aldeias indígenas e comunidades tradicionais baseadas em seus saberes e fazeres ancestrais.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo como potência econômica foi a terceira maior categoria mundial em receitas de exportação em 2015, representando 10% do PIB Mundial, 30% das exportações de serviços e 1 em cada 10 empregos no mundo.

A OMT afirma ainda, que o turismo tem o potencial de contribuir, direta ou indiretamente, para todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Em particular, foi incluído como metas nos objetivos 8, 12 e 14 sobre crescimento econômico inclusivo e sustentável, consumo e produção sustentáveis e uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos, respectivamente.

O turismo pode contribuir para reduzir desigualdades regionais à medida que proporciona às comunidades a oportunidade de prosperarem em seus locais de origem.

Culinária tradicional na Comunidade Quilombola do Mandira. © Marina Vianna
Vista aérea da Comunidade Caiçara da Enseada da Baleia localizada no Lagamar. © André Noffs