Quem somos

Salve a diversidade, que nos une e habita!

Somos uma organização social que tem por finalidade promover a educação e a cultura como bases em processos de inovação cidadã capazes de gerar tecnologias sociais e soluções sustentáveis em conexão com os saberes e fazeres ancestrais dos Povos Originários e Tradicionais que vivem no Território da Mata Atlântica.

A partir de uma visão mais ampla, entendemos que a sociobiodiversidade e a pluralidade cultural dos Povos da Mata Atlântica contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável regional, por meio da criação e fomento de arranjos produtivos que impulsionam a economia  da cultura localmente.

Tradicional canoa caiçara ancorada nas águas do Lagamar. © Maurício Velloso

Nossa causa

A proximidade da Mata Atlântica de grandes centros urbanos colocou em risco não só toda a sua diversidade biológica, mas também a sua rica diversidade cultural.

Os anos de experiências e vivências cotidianas com os Povos da Mata Atlântica nos fazem ter a certeza de que as características socioeconômicas singulares de todo o território exigem a cocriação de arranjos produtivos e de soluções econômicas criativas e sustentáveis capazes de enfrentar os desafios da conservação da natureza em harmonia com os seus atuais modos de vida.

Estratégias e impacto social

De forma geral, o impacto social gerado refere-se a apropriação de conceitos como autonomia, empoderamento, protagonismo, empreendedorismo social e sustentabilidade, as quais por sua vez colaboram decisivamente para a articulação (e ação) entre diferentes atores e setores sociais.

Paralelamente, a valorização e potencialização da cultura colabora diretamente para a promoção de mudanças sociais duradouras, as quais podem ser incorporadas em políticas públicas relacionadas, entre outras, às práticas de comércio justo e economia colaborativa, ao turismo sustentável e a geração de renda.

Fandangueiro da Comunidade Caiçara do Marujá. © Maurício Velloso

Cultura e Agenda 2030

Segundo a UNESCO, embora a salvaguarda e a promoção da cultura representem um fim em si, também contribuem transversalmente para vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O papel da cultura pode ser considerado como um motor que contribui diretamente para a obtenção de benefícios econômicos e sociais, e também como um vetor que melhora a eficácia das intervenções de desenvolvimento (Culture | 2030 Indicators, 2019).

Missão

Promover a pluralidade cultural e a sociobiodiversidade como bases para processos de inovação cidadã capazes de gerar tecnologias sociais e soluções sustentáveis em conexão com os saberes ancestrais dos Povos da Mata Atlântica.

Visão

Ser uma organização social sustentável onde através da criação de um espaço criativo e colaborativo seremos capazes de ativar processos de transformação social baseada na diversidade de saberes e fazeres dos Povos Originários e Tradicionais da Mata Atlântica.

Valores

Os valores que conduzem nossa caminhada baseiam-se na integração com a natureza, na colaboração, cooperação e participação cidadã, nos processos de autonomia e protagonismo social, na horizontalidade e convergência das orientações e decisões, na transformação e na justiça social, na sustentabilidade em seus três eixos, na valorização da diversidade e da pluralidade cultural, no respeito e na camaradagem, nas conexões com as nossas raízes ancestrais, na espontaneidade e liberdade criativos, no mutirão de trabalho e na celebração coletiva.