Programas

Caiçaras HackLab

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO CIDADÃ

Por acreditarmos na educação como base para a promoção de processos de participação democrática, ofertamos através do Programa Caiçaras HackLab, atividades de formação direcionadas a adolescentes e jovens residentes em comunidades tradicionais e aldeias indígenas.

Entendemos que esse trabalho possibilita, ao público atendido, a criação de repertório para resolução de problemas comunitários, de forma a valorizar a vocação socioeconômica natural e sustentável da região. Bem como, proporcionar inovação em tecnologias sociais ou digitais.

A estratégia que adotamos para realização deste trabalho é a formação (presencial e a distância) capaz de gerar impacto positivo imediato na gestão de crises por iniciativas comunitárias e/ou negócios sociais que atuam nos segmentos da cultura e do turismo, inclusive, levando em consideração os efeitos da pandemia do COVID-19, nessas áreas.

Propomos ainda, a criação de protótipos de projetos com apoio contínuo de equipes de mentoria especializada.

Trata-se de um espaço intercultural, aberto e colaborativo, criado para experimentar, sistematizar e acelerar inovações espontâneas que surgem de processos de cocriação coletiva transformando a realidade e podendo ser replicados em outros lugares.